
Para entender o significado da palavra Psicologia, é importante olhar para a origem da palavra psicologia que vem do grego Ψυχολογία (psykhologuía), de ψυχή (psykhé), “alma”, “espírito”, “psique” e λόγος (lógos), “palavra”, “razão” ou “estudo”. Etimologicamente, portanto, significa o estudo da alma ou do espírito.
Esta rápida busca no dicionário sobre o significado da palavra Psicologia pode indicar uma limitação da Psicologia Acadêmica a que se tem acesso em grande parte das Universidades Tradicionais, cujo conteúdo programático exclui ou dá pouca relevância ao seu próprio objeto de estudo: a alma. Por causa disto, psicólogos podem ter dificuldade de lidar com os aspectos transcendentes do paciente (quando não de si próprios) e podem sentir o seu potencial de atuação limitado pela falta de uma visão integral do ser humano.
Fruto da necessidade de resgatar e ampliar o estudo e conhecimento da psique humana ou do ser humano como um todo, surgiu a Psicologia Transpessoal, considerada a Quarta Força da Psicologia, que engloba as três forças anteriores (Psicanálise, Comportamental e Humanista) e vai além, incluindo os aspectos transcendentes e imanentes da experiência humana.
Se você gostou desse assunto, pode ser que você se interesse pelo e-Book “Como Ser Feliz para Sempre: Uma Jornada do ego ao Self” ❤️
0 Comentários