Você sabe o que é Respiração Holotrópica?

Holotrópica é uma palavra de origem grega (Holos = todo e Trepein = mover-se em direção a) que significa mover-se em direção a totalidade.

Inspirada no potencial de cura e transformação dos estados ampliados de consciência, a Respiração Holotrópica é uma técnica de auto-exploração profunda da Psicologia Transpessoal, criada pelo psiquiatra Stanislav Grof juntamente com sua esposa Christina Grof e utilizada desde 1976.

A técnica combina a respiração mais rápida e profunda que a habitual, música evocativa, trabalho corporal e arte, facilitando a ampliação da consciência e a conexão com a sabedoria e capacidade de cura interior, ou seja, do próprio corpo e psique.

Durante o processo você pode entrar em contato não somente com seu material biográfico (do nascimento até o presente), como se faz na psicoterapia tradicional, mas, também, acessar as memórias da sua gestação e parto, além do ilimitado espectro dos fenômenos transpessoais. O campo transpessoal é onde não sentimos a limitação do ego, espaço ou tempo e onde podemos conectar com os domínios míticos e arquetípicos, o inconsciente coletivo, o transcendente e o cosmos.

Pessoalmente, a oportunidade de vivenciar a respiração holotrópica foi essencial para compreender mais profundamente a dinâmica psíquica humana e as infinitas possibilidades de linguagens manifestadas para expressar o subconsciente. Fiquei encantada com a diversidade e complexidade do ser humano e mais uma vez, a clareza cada vez maior de que a integridade psíquica reside na espontaneidade, e a cura na transcendência e liberação das cargas emocionais inconscientes. Estas que muitas vezes tem sua origem em momentos da existência no qual o ego ainda não estava formado para conferir significação à experiência vivida e que encontra na respiração holotrópica uma forma de manifestar-se. Um aspecto interessante é que esta técnica evidencia a sabedoria do próprio corpo e psique, que parece trazer a tona exatamente o conteúdo necessário a ser liberado, sem necessidade de ser guiado ou controlado pelo ego do respirador ou de um terapeuta externo.


Se você gostou desse assunto, pode ser que você se interesse por esse curso que fiz e recomendo ❤️

Sobre o Autor

Sandrine Swarowsky
Sandrine Swarowsky

Desde que fui morar na Grécia em 2008, uma série de mestres e sincronicidades me despertaram para a dimensão espiritual. Isso me levou a uma crise vocacional e a partir disto a buscas que me levaram a um encontro extraordinário: o encontro comigo mesma, uma semente que venho cultivando e que vem crescendo e que, como toda grande colheita, é para ser compartilhada! Saiba mais em Autora.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *