Stanislav Grof com Jô Soares

Stanislav Grof, um dos principais autores da Psicologia Transpessoal, esteve com Jô Soares em 1994. A entrevista aconteceu na época do lançamento do livro “A Mente Holotrópica“, escrito em parceria com Hal Zina Bennett. Além disso, teve participação de Dulce do Rego.

Conheça Stanislav Grof e suas importantes contribuições para a psiquiatria, psicologia e psicoterapia. Saiba mais abaixo do vídeo.

Quem é Stanislav Grof

Psiquiatra tcheco, Grof desenvolveu nos EUA pesquisas sobre os estados alterados de consciência (EAC). Principalmente, através de experiências com o ácido lisérgico (LSD), como meio de alcançar esses estados. De acordo com o médico, quando pacientes experimentam estados alterados de consciência, o subconsciente vem à tona de maneira intensa. Segundo ele, esses conteúdos são importantes para a recuperação da saúde mental. Assim, experiências traumáticas e demais bagagens emocionais desfavoráveis podem ser trabalhadas de forma mais incisiva e direta.

Por fim, ao término de sua experiência pessoal com o LSD, ele fez uma observação importante. Em conclusão, o paciente era capaz de desenvolver uma complexa cadeia de novas compreensões pessoais. Como resultado, esses “insights” ajudavam na sua recuperação.

Enfim, mais tarde, Stanislav Grof descobriu que era possível atingir estados de consciência semelhantes através da hiperventilação. Ou seja, sem o uso clínico do LSD, que foi tornado ilegal.

Dessa forma, desenvolveu junto à sua falecida esposa Christina, a Respiração Holotrópica. Em síntese, um método de psicoterapia que usa estados alterados de consciência. Assim, induzidos por respiração mais rápida, música evocativa e trabalho corporal focado.

Teorias da Psicologia Transpessoal

Grof formulou os princípios básicos da Psicologia Transpessoal. Assim também o fez junto a Abraham Maslow, Anthony Sutich, Sonya Margulies e Jim Fadiman, Como resultado, em 1993, Grof recebeu da Associação de Psicologia Transpessoal (ATP) um prêmio especial por suas contribuições para o desenvolvimento deste campo. Nesse sentido, com o fim de desenvolver uma base teórica sólida para a Psicologia Transpessoal, Grof explorou a relação da Psicologia Transpessoal com avanços revolucionários das ciências do novo paradigma. Por exemplo:

  • o modelo holográfico do cérebro de Karl Pribram
  • a teoria do holomovimento de David Bohm
  • a teoria da ressonância mórfica e os campos morfogenéticos de Rupert Sheldrake
  • a abordagem generalista de Gregory Bateson
  • a ciência de Amit Goswami dentro da consciência
  • a hipótese de conectividade de Ervin Laszlo
  • o conceito do campo akáshico

Principais contribuições de Stanislav Grof

Com base em suas observações e experiências de 60 anos de pesquisa sobre a consciência, Stanislav Grof propôs uma revisão radical dos fundamentos da psiquiatria, psicologia e psicoterapia. Em síntese, isso envolve uma vasta extensão da cartografia da psique humana, como por exemplo:

  • inclusão dos domínios perinatal (relacionado ao trauma do nascimento) e transpessoal (fonte de herança ancestral, racial, coletiva, filogenética, experiências cármicas e arquetípicas)
  • reconhecimento de que as raízes dos distúrbios emocionais e psicossomáticos são muito mais profundas do que a infância
  • descoberta de novos mecanismos terapêuticos
  • mudança de estratégia terapêutica com base na inteligência de autocura da psique
  • reconhecimento da espiritualidade como atributo essencial do psiquismo
  • visão da consciência como um atributo primário da existência em vez de produto de processos neurofisiológicos no cérebro humano

Por fim, Stanislav Grof publicou mais de 160 artigos e 22 livros. Em suma, suas obras discutem as implicações teóricas e práticas da pesquisa moderna da consciência. Especialmente, para as áreas da psiquiatria, psicologia e psicoterapia. Alguns de seus principais livros são Respiração Holotrópica, Cura Profunda e A Aventura da Autodescoberta.


Se você gostou desse assunto, pode ser que você se interesse pelo Desafio 21 Dias de Reconexão Transpessoal. Clique e saiba mais ❤️

Sobre o Autor

Sandrine Swarowsky
Sandrine Swarowsky

Desde que fui morar na Grécia em 2008, uma série de mestres e sincronicidades me despertaram para a dimensão espiritual. Isso me levou a uma crise vocacional e a partir disto a buscas que me levaram a um encontro extraordinário: o encontro comigo mesma, uma semente que venho cultivando e que vem crescendo e que, como toda grande colheita, é para ser compartilhada! Saiba mais em Autora.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.