
Os dinamarqueses são os consumidores mais interessados em orgânicos do mundo, de acordo com a Organic Denmark, uma associação de empresas, agricultores orgânicos e consumidores. Quase 8% de todos os alimentos vendidos na Dinamarca são orgânicos, a maior porcentagem na Europa. E as exportações orgânicas dinamarquesas aumentaram em mais de 200% desde 2007. A Dinamarca lidera a participação de mercado de produtos orgânicos entre os países europeus.
O governo dinamarquês está trabalhando para aumentar consideravelmente a oferta nacional de alimentos orgânicos. No ano passado, o Ministério da Alimentação, Agricultura e Pescas divulgou um plano ambicioso para duplicar a área sob cultivo orgânico até 2020, a partir dos índices de 2007. O governo comprometeu um total de US $ 60,8 milhões em seu plano de ação e o objetivo do país é alcançar uma meta de 60% para alimentos orgânicos servidos em instituições públicas – escolas, creches, hospitais, etc. – que atendem cerca de 800.000 refeições por dia.
“Para alcançar nossos objetivos, que são os mais ambiciosos no Ocidente, o setor público precisa liderar o caminho“, disse o Ministro da Alimentação e Agricultura, Dan Jørgensen, à Dinamarca Local. Comprometemo-nos a, entre outras coisas, ter mais itens orgânicos no cardápio em cantinas, hospitais e instituições de creche.”
Para atingir seus objetivos, o Ministério da Alimentação, Agricultura e Pesca está:
- Destinando mais de 3,3 milhões de euros para promoção de vendas no mercado interno nos próximos anos
- Simplificando os regulamentos de orgânicos do país
- Exigindo a agricultura orgânica em terras públicas e subsidiando a transição de agricultores para orgânicos
- Destinando quase 8 milhões de euros para ajudar as instituições públicas a usar mais produtos orgânicos
Outras agências governamentais também participam:
- O Departamento de Defesa está servindo mais alimentos orgânicos em suas cafeterias
- O Ministério do Meio Ambiente está convertendo mais áreas que administra em fazendas orgânicas
- O Ministério da Educação está incorporando mais lições sobre agricultura orgânica e seus benefícios nutricionais no currículo
De acordo com a LifeGate, a Dinamarca quer ser completamente orgânica “o quanto antes possível“.
Com informações do ecowatch