12 benefícios de fazer terapia com Reiki

Existem muitas formas de tratamentos alternativos à medicina tradicional. São tratamentos que podem complementar ou até mesmo substituir técnicas mais usuais. Embora ainda existam várias pessoas que duvidem da eficácia das terapias alternativas, cada vez mais vem aumentando o número de adeptos a elas. Neste artigo, vamos falar sobre uma forma de terapia que, apesar de ser bastante antiga, vem crescendo como forma de alívio de dores e outros benefícios para o corpo. É a terapia Reiki.

Para saber o que é, como funciona e como pode melhorar a sua vida, continue lendo até o fim.

Como surgiu a terapia Reiki?

Há registros de que essa técnica tem sido praticada desde o século VII no Tibete, para proteger e curar a civilização Bör. O nome Reiki foi dado por Mikao Usui. No Japão, foi muito praticada nos marinheiros durante a Segunda Guerra Mundial, mas, após o fim do conflito, a técnica foi proibida naquele país.

Em 1983, a ONU recomendou a Terapia Reiki, mas muitos países nada fizeram a respeito. O Brasil, por exemplo, apenas reconheceu essa forma de terapia em janeiro de 2007.

Desde então, mais pessoas estão se especializando e procurando cura através dessa forma holística de tratamento.

O que é terapia Reiki?

A terapia Reiki é uma técnica de terapia considerada holística, ou seja, que trata a pessoa ou o corpo como um todo, considerando aspectos físicos, mentais, emocionais e espirituais.

Por meio da imposição das mãos, o terapeuta canaliza a energia Reiki e transmite ao paciente com intenção de cura. Esta energia universal naturalmente reequilibra os centros energéticos do paciente e não tem contraindicações, não produz efeitos colaterais e é compatível com qualquer outro tipo de tratamento. Também produz efeitos muito positivos em relação ao crescimento espiritual.

Consiste essencialmente em encontrar o equilíbrio entre os sete chakras do corpo, que estão localizados entre a base da coluna e o topo da cabeça.

Como é o tratamento

O tratamento é realizado por um terapeuta treinado, que passa por uma iniciação antes de se tornar habilitado a atuar como terapeuta Reiki.

Durante a sessão de terapia, o terapeuta funciona como um canal condutor de energia e, através do uso das mãos como fonte de propagação dessa energia, consegue obter resultados positivos no bem-estar, saúde e felicidade.

Para que o tratamento apresente resultados satisfatórios, é importante que o paciente esteja disposto a receber essa energia universal e estar aberto ao tratamento. A energia do amor incondicional, que passa do terapeuta para o paciente, começa a produzir efeitos quase que de forma imediata, se manifestando nas dimensões física, emocional, mental e espiritual.

Existe mais de um tipo de terapia?

A essência da terapia, seus princípios, seu conceito é o mesmo, porém existem algumas variações, mas todas visam a conexão entre as energias espirituais e físicas. Todos os tipos utilizam um terapeuta como forma de conexão, de passagem para o equilíbrio dessas duas energias. E é com esse equilíbrio que o indivíduo chegará ao nível de equilíbrio necessário para manter a harmonia entre corpo, mente e espírito.

Os tipos mais comuns de terapia Reiki são: Usui, Essencial, Tibetano, Xamânico e Karuna, mas como dissemos, são variações de um único conceito.

Quais os benefícios diretos da terapia ?

Por tratar o corpo como um todo e atuar não apenas no aspecto físico do paciente, mas também levar em consideração outros aspectos de sua vida, esse tipo de tratamento pode causar muitos benefícios a um indivíduo, como, por exemplo;

  • Redução de níveis de estresse e ansiedade
  • Equilíbrio emocional
  • Aumento da calma, serenidade, tranquilidade
  • Equilíbrio hormonal
  • Aumento do autocontrole
  • Diminuição da impulsividade
  • Aumento da criatividade
  • Redução de níveis de toxinas no organismo
  • Fortalecimento do sistema imune
  • Diminuição de sintomas de depressão e outras síndromes comportamentais
  • Aumento de produtividade
  • Aumento do sentimento de felicidade

Esses são os benefícios mais comuns, mas o tratamento pode trazer resultados diferentes para cada indivíduo.

Alguns pacientes também relatam que a terapia trouxe outros benefícios em suas vidas, como despertou o poder que havia dentro delas, trouxe uma grande ajuda espiritual, potencializou energias positivas e transformou as energias nocivas que sentiam.

Ditos de maneiras diferentes por pacientes diferentes, o que se percebe é que os benefícios estão diretamente relacionados ao estado emocional, ainda que também haja vários relatos de cura de dores.

Em outras palavras, o que os pacientes dizem é que passaram a se conhecer mais depois da terapia, que passaram a dominar suas fraquezas, controlar suas emoções e transformar o que havia de “negativo” dentro delas em “positivo”.

O Reiki é, a nosso ver, acima de tudo, uma forma de autoconhecimento. Você descobre suas fraquezas e seus pontos fortes, aprende a fazer com que seu lado negativo não lhe domine e isso reflete em todos os benefícios acima descritos.

Portanto, caso você sinta que está aberto a uma nova experiência e a um novo momento em sua vida, faça o teste e marque uma sessão, não custa experimentar. Você pode sentir os resultados ou não, mas lembre-se que a energia é muito importante nesse tipo de tratamento, por isso você precisa estar aberto, você precisa querer e se permitir.

Mas saiba que nem tudo pode ser tratado por meio da terapia Reiki.

O que pode ou não ser tratado pela terapia?

Com o desenvolvimento do controle de suas emoções, fraquezas e forças, essa técnica pode se tornar uma grande ajuda na cura de transtornos como depressão e ansiedade.

Também apresenta efeitos positivos na cura de dores crônicas, pois ao longo da sessão o nível de relaxamento do paciente é extremo. Por isso os músculos, antes tensos, se distendem e pode haver diminuição de dores musculares e de cabeça.

Esse relaxamento causa uma grande sensação de bem estar, o que pode ser positivo também na melhoria da qualidade do sono e no tratamento da insônia.

Como não há contraindicações, a terapia com Reiki pode ser praticada em mulheres grávidas.

Porém, a terapia Reiki não substitui tratamentos médicos. Utilize-a como forma de complementar, de auxiliar o tratamento de doenças, de ampliar o autoconhecimento e melhorar sua qualidade de vida.

Tags: | |

INSIGHTS DO UNIVERSO

RECEBA GRATUITAMENTE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *