12 benefícios de fazer terapia com Reiki

Existem muitos tratamentos alternativos e complementares à medicina tradicional. Embora exista quem duvide da eficácia destas terapias, cada vez mais vem aumentando o número de adeptos a elas. Neste artigo, vamos falar sobre uma forma de terapia que, apesar de antiga, vem crescendo como forma de alívio de dores e outros benefícios para o corpo e a alma. É a terapia Reiki.

Para saber o que é, como funciona e como pode melhorar a sua vida, continue lendo até o fim.

Como surgiu a terapia Reiki?

Há registros de que essa prática espiritual oriental tem sido utilizada desde o século VII no Tibete para proteger e curar a civilização Bör. O nome Reiki foi dado por Mikao Usui. No Japão, foi muito praticada nos marinheiros durante a Segunda Guerra Mundial, mas, após o fim do conflito, a técnica foi proibida naquele país.

Em 1983, a ONU recomendou a Terapia Reiki, embora muitos países nada fizeram a respeito. O Brasil, por exemplo, apenas reconheceu essa forma de terapia em janeiro de 2007.

Desde então, mais pessoas estão procurando se tornar reikianas e buscam cura através dessa forma holística de tratamento.

O que é terapia Reiki?

A terapia Reiki é uma técnica considerada holística, ou seja, que trata a pessoa ou o corpo como um todo, considerando aspectos físicos, mentais, emocionais e espirituais.

Por meio da imposição das mãos, o terapeuta canaliza a energia vital universal, também chamada de Reiki, e a transmite ao paciente com intenção de cura. Esta energia universal naturalmente reequilibra os centros energéticos do paciente e não tem contraindicações, não produz efeitos colaterais e é compatível com qualquer outro tipo de tratamento. Também produz efeitos muito positivos em relação ao crescimento espiritual.

Consiste essencialmente em equilibrar a energia dos sete chakras principais do corpo, que estão localizados entre a base da coluna e o topo da cabeça.

Como é o tratamento

O tratamento é realizado por uma pessoa especializada que passa por uma iniciação antes de se tornar habilitado a atuar como terapeuta Reikiano.

Durante a sessão, o terapeuta funciona como um canal condutor de energia e, através do uso das mãos como fonte de propagação dessa energia, consegue facilitar resultados positivos no bem-estar, saúde e felicidade do paciente.

Para que o tratamento apresente resultados satisfatórios, é importante que o paciente esteja disposto a receber essa energia universal e estar aberto ao tratamento. A energia do amor incondicional, que passa do terapeuta para o paciente, começa a produzir efeitos quase que de forma imediata, se manifestando nas dimensões física, emocional, mental e espiritual.

Existe mais de um tipo de Reiki?

A essência do Reiki, seus princípios, seu conceito é o mesmo, porém existem algumas variações, mas todas visam a conexão e o equilíbrio das energias espirituais que reverberam na saúde e bem estar do corpo físico. Todos os tipos incluem um terapeuta para facilitar a conexão, sendo um canal de passagem desta energia com que o receptor chegará ao nível de equilíbrio necessário para manter a harmonia entre corpo, mente e espírito.

Os tipos mais comuns de terapia Reiki são: Usui, Essencial, Tibetano, Xamânico e Karuna, variações de um mesmo conceito.

Quais os benefícios diretos da terapia ?

Por tratar o ser humano como um todo e atuar não apenas no aspecto físico do paciente, mas também levar em consideração o aspecto energético, esse tipo de tratamento pode trazer a você muitos benefícios, como, por exemplo;

  • Redução de níveis de estresse e ansiedade
  • Equilíbrio emocional
  • Aumento da calma, serenidade, tranquilidade
  • Equilíbrio hormonal
  • Aumento do autocontrole
  • Diminuição da impulsividade
  • Aumento da criatividade
  • Redução de níveis de toxinas no organismo
  • Fortalecimento do sistema imune
  • Diminuição de sintomas de depressão e outras síndromes comportamentais
  • Aumento de produtividade
  • Aumento do sentimento de felicidade

Esses são os benefícios mais comuns, mas o tratamento pode trazer resultados diferentes para cada indivíduo.

Alguns pacientes também relatam que a terapia trouxe outros benefícios em suas vidas, como o despertar do poder que havia dentro delas, facilitar uma ajuda espiritual, potencializar energias positivas e transformar as energias nocivas que sentiam.

Dito de maneiras diferentes por pacientes diferentes, o que se percebe é que os benefícios estão diretamente relacionados ao estado emocional, além do alívio de dores físicas. Em outras palavras, o que os pacientes dizem é que passaram a se conhecer mais depois da terapia, que passaram a dominar suas fraquezas, controlar suas emoções e transformar o que havia de “negativo” dentro delas em “positivo”.

O Reiki é, acima de tudo, uma forma de autoconhecimento. Você descobre suas fraquezas e seus pontos fortes, aprende a potencializar seus aspectos positivos e isso reflete em todos os benefícios acima descritos.

Portanto, caso você sinta que está aberto a uma nova experiência e a um novo momento em sua vida, faça o teste e marque uma sessão com um terapeuta de sua confiança. Você vai começar a sentir os benefícios imediatamente. Lembre-se de que a energia é muito importante nesse tipo de tratamento, por isso estar aberto e se permitir receber é um ótimo exercício.

Mas saiba que nem tudo pode ser tratado por meio do Reiki.

O que pode ou não ser tratado com Reiki?

Com o Reiki, você aumenta a consciência de suas emoções, fraquezas e forças, por isso essa terapia energética pode se tornar uma grande ajuda na cura de transtornos como depressão e ansiedade.

Também apresenta efeitos positivos na cura de dores crônicas, pois ao longo da sessão, o nível de relaxamento do paciente é extremo. Por isso, os músculos, antes tensos, se distendem e pode haver diminuição de dores musculares e de cabeça.

Esse relaxamento causa uma grande sensação de bem estar, o que pode ser positivo também na melhoria da qualidade do sono e no tratamento da insônia.

Como não há contraindicações, a terapia com Reiki pode ser praticada em mulheres grávidas.

Porém, o Reiki não substitui tratamentos médicos. Utilize a terapia como forma de complementar, de auxiliar o tratamento de doenças, de ampliar o autoconhecimento e melhorar sua qualidade de vida.


Se você gostou desse assunto, pode ser que você se interesse pelo livroComo Ser Feliz para Sempre: Uma Jornada do ego ao Self” ❤️

Tags: | |

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *