
“Mediação – a arte do encontro, conflito e oportunidade” foi o mais recente encontro que tive com Roberto Crema, psicólogo, antropólogo e Reitor da UNIPAZ, que aconteceu dia 21 de fevereiro na ACIJ, em Joinville. De toda a sabedoria e poesia das suas palavras, compartilho com vocês algumas reflexões que ficam e reverberam:
- Nós nos transformamos no encontro;
- Paz não é estagnação. Paz é movimento;
- Paz não é ausência de conflito. A Paz inclui saber mediar os conflitos;
- A origem do conflito é o apego. Apego leva ao medo, que por sua vez, leva ao stress;
- A origem do apego é a fantasia da separatividade;
- Aqui e agora: o exercício da presença é a chave para se livrar da ilusão da separatividade;
- Os que irão se diferenciar no futuro serão aqueles que desenvolveram a habilidade do não saber, de cultivar a mente de principiante;
- Quando a mente se esvazia damos espaço para o novo;
- “A razão tem razão quando dentro dela palpita o coração”;
- Há muito barulho entre nós. Para escutar o outro é preciso desligar nossos diálogos internos;
- A normose é uma doença.
O mais novo livro de Roberto Crema “O Poder do Encontro” não se encontra nas livrarias, mas pode ser adquirido na UNIPAZ de Brasília, com a Leidiana Pereira: unipaz@unipazdf.org.br .
Se você gostou deste conteúdo e acredita que mais alguém pode se beneficiar da leitura, compartilhe nas suas redes sociais!