O que significa mindset e sua importância em nossa vida

Provavelmente você já ouviu a expressão mindset, mas talvez desconheça o potencial do seu significado. O termo em inglês faz referência a duas palavras: mind que significa mente e set que remete a configuração. Ou seja, configuração da mente. Nesse sentido, essa expressão simples revela uma preciosidade: a possibilidade de mudar como a mente opera. Entenda porque isso pode fazer toda a diferença no seu trabalho, nos seus relacionamentos e na sua vida.

Já configurou a sua mente hoje?

Para entender melhor o potencial de uma mudança de mindset, é importante falar sobre dois tipos de mudanças que envolvem a mente. Uma acontece de dentro para fora, quando você vai se desenvolvendo no decorrer da vida. Você amplia o olhar, sua visão de mundo, redefine suas crenças e então naturalmente as mudanças vão se materializando e se refletindo externamente. A outra é quando acontecimentos de fora parecem tão bruscos que inevitavelmente facilitam mudanças internas. Seja na sua forma de pensar, de acreditar e ver o mundo. Ambas parecem inseparáveis e acontecem simultaneamente.

A boa notícia é que você não precisa ficar passivo esperando a vida trazer o movimento da mudança. Quando algo incomoda, ou quando você não se sente satisfeito com alguma área da sua vida, lembre-se de que você pode começar por mudar dentro para então refletir fora. Por exemplo, se você anseia por uma mudança no trabalho, na sua maneira de se relacionar com um parceiro, filho ou com a família. Se você deseja simplesmente viver a vida de maneira mais leve ou transformar um medo que bloqueia a sua plenitude. Saiba que você pode começar agora a reconfigurar sua mente e dizer SIM para novas manifestações na sua vida. São muitas as possibilidades de evoluir. 

A importância do mindset na sua vida

Para quem não sabe onde vai, qualquer vento serve“. Esse ditado popular retrata a maneira como muitas pessoas “escolhem” viver sua passagem pela Terra: passivamente. Sim, escolhem, pois não escolher também é uma escolha. Uma vida de autorrealização costuma estar atrelada a determinar seu próprio caminho. Lembre-se: seus pensamentos se tornam protagonistas de toda ação que você realiza. Por isso, mapear as mudanças que você deseja realizar, buscar ampliar a consciência sobre a maneira que sua mente está configurada e saber que é possível mudá-la é muito importante. Isso porque saúde, trabalho e relacionamentos são as primeiras áreas que costumam ser impactadas pela mudança de mindset.

O que você faria se pudesse otimizar a maneira de operar sua mente?

Cada vez mais pessoas que valorizam a evolução pessoal estão descobrindo que podem começar a transformar áreas específicas da sua vida com um movimento ativo e consciente. O que elas fazem? Elas param para refletir sobre o que desejam otimizar e encontram uma maneira de reconfigurar o padrão da mente, especialmente com a ajuda de um profissional terapeuta ou psicólogo. São pessoas que sabem a importância de “desaprender” aquilo que não serve mais e se sentem prontas e abertas para novas formas de pensar, sentir e agir, para dessa maneira, materializar realidades diferentes das que vem manifestando na sua vida em áreas específicas.

Além disso, essas pessoas sabem que são elas as responsáveis pela mudança. Que são as protagonistas de suas vidas. Manter a consistência de novos padrões neurais requer disciplina, força de vontade e constância. Pois é preciso treinar a mente como um músculo para consolidar novos hábitos. Por isso, organize suas metas com acolhimento e afetividade e seja paciente com você. A transformação se desdobra com o tempo, seja de hábitos enfraquecedores para hábitos fortalecedores, novos comportamentos, ambientes e amizades. Cuidado apenas com a ansiedade de querer que tudo mude rápido. Isso pode fazer você perder o foco e desistir da mudança que tanto deseja.

Como tornar seu mindset mais coerente com aquilo que você deseja manifestar?

Uma maneira de começar a tomar consciência da qualidade do seu mindset atual, é escrever uma frase que represente seu pensamento referente às principais áreas da sua vida. Ou, se você preferir, de uma área específica que você deseja melhorar. Ao ler o que você escreveu, vai ficar fácil de identificar a crença que está configurada. A partir disso, reescreva-a de maneira fortalecedora. Então transforme a frase numa afirmação positiva e leia todos os dias. Você vai perceber que uma nova realidade mais coerente com o seu novo padrão de pensamento e sentimento começará a se manifestar. Essa é uma maneira simples que pode ajudar você a mudar o mindset para se tornar cada vez mais a sua melhor versão.

Tags:

Sobre o Autor

Sandrine Swarowsky
Sandrine Swarowsky

Desde que fui morar na Grécia em 2008, uma série de mestres e sincronicidades me despertaram para a dimensão espiritual. Isso me levou a uma crise vocacional e a partir disto a buscas que me levaram a um encontro extraordinário: o encontro comigo mesma, uma semente que venho cultivando e que vem crescendo e que, como toda grande colheita, é para ser compartilhada! Saiba mais em Autora.

2 Comentários

  1. Muito bom esse artigo, bem diferente do que encontramos por ai sobre mindset. Ideias superficiais e batidas. Já prático esse processo de configuração faz um tempo e realmente traz uma mudança significativa em nossa vida! Obrigado por compartilhar.

  2. Maravilha, Fernando! Que bom que gostou e que está colhendo os frutos de uma existência mais ativa e consciente! ❤️


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *