
Será que o estudo da Psicologia é científico? Esta pergunta é o retrato da complexidade e da crise de identidade da Psicologia, visto que até hoje não se consegue encaixá-la em uma área de estudo específica, já que se pode dizer que ela abrange a Biologia, a Filosofia, a Medicina, as Ciências Humanas e Sociais e o Espiritual.
Tendo como referência as matrizes do pensamento psicológico e as diferenças entre as matrizes cientificistas (voltadas à razão, mensuração e classificação) e as matrizes românticas (voltadas ao qualitativo e à experiência), pode-se chegar a conclusão de que grande parte das Escolas da Psicologia estudadas hoje nas Universidades, do ponto de vista do cientificismo tradicional, uma vez que até hoje não foram provadas por um método científico tradicional, equivaleriam a “seitas”, cujos autores seriam “endeusados” por determinados “grupos” praticantes de sua teoria permeada de “crenças”.
Você já tinha pensado por esta perspectiva?
Se você gostou desse assunto, pode ser que você se interesse pelo e-Book “Como Ser Feliz para Sempre: Uma Jornada do ego ao Self” ❤️
0 Comentários