
Claudio Naranjo Frases
Aqui você vai encontrar uma coleção de frases de Claudio Naranjo, considerado uma das “mentes brilhantes” que passaram recentemente pela Terra.
“Qualquer livro pode descrever uma técnica, mas uma atitude deve ser transmitida por uma pessoa.”
“A terapia da Gestalt se distingue mais pelo que evita fazer do que pelo que faz. Ele sustenta que basta ter consciência; que para que uma mudança ocorra, nada mais é que presença, conscientização e responsabilidade.”
“Ser responsável significa estar presente, estar aqui. E estar verdadeiramente presente é estar consciente. Por sua vez, estar ciente é uma condição incompatível com a ilusão de irresponsabilidade pela qual evitamos viver nossas vidas.”
“Responsabilidade não é um dever, mas um fato inevitável. Nós somos os atores responsáveis por tudo o que fazemos. Nossa única alternativa é reconhecer essa responsabilidade ou negá-la. E perceber a verdade nos cura de nossas mentiras.”
“Pode-se dizer que todos os males tratados na terapia começam com um problema de amor; todos os problemas emocionais começam por falta de amor na vida da pessoa”.
“Quando a sabedoria aparece, maior liberdade também aparece; a vida é ordenada e tudo flui como deveria fluir”.
“Acho que o naufrágio é a nossa esperança. Continuamos no navio patriarcal com nossa parte instintiva eclipsada e criminalizada implicitamente. Parece óbvio pensar que estamos procurando a felicidade, mas fazemos isso de maneira errada e talvez nos enganemos e queremos outra coisa, talvez consolo. Há muitas coisas que chamamos de felicidade, mas não temos idéia do que é plenitude. Temos um amor muito idealizado, mas não é uma prioridade. Nós não educamos por amor. Você não pode usar a palavra amor no mundo acadêmico, no mundo burocrático ou nos negócios. Está fora do vocabulário. É considerado algo sentimental ou resíduo de uma religiosidade arcaica”.
“Pode-se pensar que a bondade é a mais humana das manifestações de amor, mas não seria precisa. Embora a generalização maior ou menor da benevolência seja humana, em suas origens a bondade amorosa está intimamente ligada ao amor materno, sendo uma extensão natural do que a mãe sente pelos filhos (e eu falo de filhos em vez de crianças referir-se a algo não é exclusivo do homem, mas de todos os mamíferos)”.
“O homem se desconectou da fé nas percepções”.
“Estamos desconectados do nosso ser porque somos escravos de empregos alienantes que precisamos para cobrir necessidades espúrias e supérfluas, se não para enriquecimento excessivo, em alguns casos obscenos. Para conectar-se à nossa essência, é preciso tempo, mais calma, um ambiente mais descontraído, para tomar consciência da existência”.
“O homem busca experiências estéticas como um substituto para experimentar o sentido da vida. Ele se desconectou de sua fé (entendida como rendição ao que vier) nas percepções, nas intuições, enfim, em tudo que alimenta verdades não científicas, aquelas que perduram ao longo do tempo mais do que as científicas”.
“Chamei um dos meus livros de “Mudar a educação para mudar o mundo, também se pode dizer “Mudar as empresas para mudar o mundo”.”Pare as auto-acusações e os elogios agora”.
“As manipulações que uma pessoa dirige para si mesma podem ser mais difíceis de entender do que aquelas envolvidas em jogos interpessoais”.
Claudio Naranjo (1932 – 2019) foi um médico psiquiatra chileno, escritor, professor e conferencista de renome internacional. Pioneiro na psicologia transpessoal, psicoterapia integrativa e nas integrações destes conhecimentos com os das tradições espirituais. Discípulo e um dos sucessores de Fritz Pearls, tornou-se líder mundial na Gestalt terapia. Pós-graduado no Departamento de Relações Sociais da Universidade de Harvard, sistematizou o Eneagrama da Personalidade e foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2015.
Se você gostou desse assunto, pode ser que você se interesse pelo livro “Como Ser Feliz para Sempre: Uma Jornada do ego ao Self” ❤️
Tags: claudio naranjo | frases | gestalt | gestalt terapia | naranjo | Nobel | Psicologia Transpessoal | psiquiatra
0 Comentários