Carregando...
Livros

5 oráculos que você precisa conhecer

Oráculos são espelhos que refletem e trazem para o mundo cognitivo e visível o mundo do inconsciente, trazendo a tona, através da sincronicidade, o que está sendo co-criado a partir do nosso inconsciente. Esta revelação pode se dar por meio de palavras, respostas, símbolos ou cartas, por exemplo. Conforme vimos no último post, os oráculos, além de trazer insights poderosos, podem ajudar a perceber habilidades e potenciais que podemos desenvolver e apontar para desafios a serem superados.

Como o oráculo é uma chave importante para o autoconhecimento e evolução pessoal, selecionei 5 oráculos que você precisa conhecer e que podem te ajudar tomar decisões e fazer escolhas mais assertivas na jornada da vida:

1. I Ching: O Livro das Mutações

Um dos livros mais antigos da história, o I Ching é um texto chinês escrito há pelo menos 2.600 anos que tem origem em oito símbolos fundamentais, chamados trigramas. Esses símbolos correspondem às oito combinações do Yin Yang (o conceito taoísta de dualidade do Universo): Céu, Terra, Fogo, Água, Montanha, Trovão, Vento e Lago. Das combinações dos oito trigramas, formam-se os 64 hexagramas que estruturam o conhecimento do I Ching e que representam diferentes modelos de conduta. Cada um deles possui um significado, que é interpretado por quem faz o sorteio e estudou a obra. A forma mais comum de sorteio usa três moedas que são lançadas seis vezes, uma para cada linha. As seis linhas, de baixo para cima, formam o hexagrama.

2. As Cartas do Caminho Sagrado

O livro acompanha 44 cartas ilustradas, contendo cada uma delas um sentido e uma mensagem particulares, lições de vida e ensinamentos trazidos de diferentes povos indígenas. É um dos meus preferidos.

3. O Oráculo da Deusa

Especial para as mulheres, celebra as muitas faces da Deusa em diferentes culturas. Por meio de uma combinação de poesia, mitologia e ritual, o oráculo oferece conhecimentos intuitivos e orientação para lidar com os desafios da vida, além de técnicas para atingir a plenitude em vários aspectos do dia-a-dia. Cada uma das 52 cartas das Deusas, que acompanham o livro, representa um aspecto particular de energia. Quando você escolhe uma determinada carta, ela o faz se concentrar naquilo que precisa ser analisado para redirecionar a sua vida.

4. Cartas xamânicas: A descoberta do poder através da energia dos animais

Traz 44 animais e seu simbolismo, associando padrões de comportamento dos animais às lições de vida, que ajudam o ser humano a tornar-se mais intuitivo e integrado à sua natureza. As Cartas xamânicas tem o objetivo de levar as pessoas de volta à união com a natureza e com o Grande Mistério.

5. Jung e o Tarô

Aluna de Jung no Instituto de Zurique, a autora é profunda conhecedora do pensamento junguiano. Usando suas teorias sobre individuação, arquétipo, sincronicidade e imaginação ativa, Sallie Nichols analisa cada carta do Tarô de Marselha como uma representação das diferentes etapas da jornada do indivíduo rumo à transformação e à integração de si mesmo.

Embora o oráculo seja um meio de trazer ao consciente os possíveis desdobramentos do que estamos co-criando no inconsciente, ele não pode tomar decisões por você. Por isso, é importante perguntar “o que posso esperar de…”  ou “como devo agir com/ou nesta situação” e evitar perguntas com respostas sim e não. Lembre-se: a decisão é sempre sua.