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Consciência

5 formas de praticar a gratidão e ser mais feliz

A gratidão muda a forma como você enxerga o mundo, uma vez que você cria o hábito de colocar a vida e os acontecimentos numa perspectiva positiva. Tudo costuma ter dois lados, olhar para o lado positivo é uma escolha, e muitas vezes costuma estar no aprendizado de aceitar e aprender com o que parece negativo.

De acordo com a neurociência, quando uma pessoa se sente grata, ativa o sistema de recompensa do cérebro, trazendo uma sensação de bem-estar. O cérebro entende que algo positivo está acontecendo e libera dopamina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer

Para Robert Emmons, professor de psicologia da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, a gratidão é um fenômeno complexo que desempenha um papel fundamental na felicidade humana, e é uma das coisas que podem consideravelmente mudar a vida das pessoas. Segundo o professor, pessoas que expressam gratidão possuem maiores doses de bom humor, otimismo, melhora na duração e na qualidade do sono, praticam mais exercícios físicos, têm a pressão arterial mais equilibrada, e níveis de depressão e estresse mais baixos.

Ser grato pelas pequenas coisas pode causar até mesmo mudanças cerebrais. Este artigo publicado no jornal científico NeuroImage confirma que o exercício da gratidão por meio da escrita ao longo de alguns meses, faz com que o cérebro se sinta ainda mais condicionado a ser grato. 

Como praticar a gratidão

Ao decidir se tornar uma pessoa mais grata, deve-se pensar a gratidão como um músculo e não como um sentimento. Como todo músculo, também precisa ser exercitado para ficar mais forte. Então, procure novas formas e novos motivos para agradecer. Confira abaixo algumas atitudes simples que podem ajudar você a “hackear” seu cérebro e se tornar mais feliz!

1. Sorria
Você sabia que sorrir a alguém é uma forma de expressar gratidão? Experimente distribuir sorrisos ao cruzar com as pessoas na rua, no supermercado, com o sentimento de gratidão pela sua existência e a do outro, e por ter cruzado seu caminho.

2. Reconheça o que você tem
Todos temos algum tipo de conforto material. Pode ser um lugar para morar, uma cama para dormir, um chuveiro com água quente, a comida na geladeira. Agradeça por cada uma dessas coisas, você vai perceber que já desfruta agora de muito mais conforto do que imagina.

3. Distribua elogios e aprecie recebê-los
Fazer um elogio sincero a alguém que admiramos, à pequenas atitudes que apreciamos, é uma forma genuína de exercitar a gratidão.  Celebre, sorria e agradeça quando receber um elogio, por mais simples que seja. Agradecer um elogio é reconhecer o seu valor e ao mesmo tempo comunicar a essa pessoa que ela nos proporcionou um momento de alegria.

4. Agradeça aos seus ancestrais pela sua existência
Você já pensou quantas pessoas vieram antes de você para que se tornasse possível o seu nascimento? Independente do quanto você conhece sobre as gerações anteriores, agradeça por sua história exatamente do jeito que ela é. Você é continuidade e todos que vieram antes possibilitaram a você se tornar exatamente quem você é.

5. Amplie o olhar
Crie o hábito de agradecer por tudo o que acontece na sua vida. Por pior e mais difícil que uma situação possa parecer, confie que as aparentes imperfeições do mundo fazem parte da perfeição maior do Universo. Agradeça pela oportunidade de aprendizado que reside em tudo o que acontece.

Desejo que este conteúdo contribua para que você desfrute cada vez mais dos benefícios de sentir gratidão. Agora é a sua vez! Por qual razão você pode ser grato hoje?

Se você acredita que este artigo poderá ajudar outras pessoas a praticar a gratidão, curta e compartilhe em suas redes sociais.

Ser grato é revolucionário! 😉