24 filmes que você precisa assistir sobre constelação familiar sistêmica

A Constelação Familiar Sistêmica é uma prática transpessoal de cura das relações, desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger. Ele descobriu as 3 Ordens do Amor, leis naturais que atuam nas relações humanas. São elas: a hierarquia, estabelecida pela ordem de chegada ou nascimento; pertencimento, estabelecido pelo vínculo a um núcleo ou família; e o equilíbrio entre o dar e tomar nas relações.

Ao constelar, você tem a oportunidade de observar como está a dinâmica das relações, de tomar consciência de onde o amor não está fluindo e o que você pode fazer para que as ordens do amor sejam restabelecidas e para que o sistema reencontre o equilíbrio. Algumas vezes, a tomada de consciência em si já é o próprio movimento na direção da harmonia, facilitando a solução de questões que incomodam ou que bloqueiam sua felicidade, e desta forma, você torna sua vida mais leve.

Para ajudar a entender a Constelação Familiar Sistêmica, trouxe 24 filmes considerados essenciais para compreender as dinâmicas das relações e as “ordens do amor”. São filmes que facilitam uma ampliação do olhar sobre aspectos como: morte, luto, relações distorcidas entre pais e filhos, o amor dos filhos e as lealdades cegas familiares, as histórias ocultas de nossos pais, adoção, aborto, o não julgamento e como essas dinâmicas reverberam em destinos desafiadores que fazem parte da vida e do dia-a-dia da vida humana na Terra.

Preparado ou preparada? Prepare a pipoca que vai começar a maratona de expansão da consciência! E se tiver alguma sugestão de filme que não esteja na lista, por favor, escreva nos comentários abaixo.

1. 50 tons de liberdade

Você pode estranhar este filme na lista, mas há três situações neste filme em que as ordens do amor ficam em evidência. Alerta de spoiler (se você não viu o filme, melhor não continuar lendo e pule para o próximo filme da lista!)

Quando Sr. Gray sente culpa por ter mais do que os seus amigos do orfanato que não tiveram a mesma sorte, estamos falando da lei do pertencimento. Quando Sr Gray duvida da capacidade de ser um bom pai em razão de sua história, falamos de uma das premissas da constelação: tomar a vida que chegou até nós através de nossos pais e fazer algo de bom, independente do que tenha acontecido.

Por último, quando tudo fica em paz e colorido após Ana e Grey homenagearem a memória da mãe de Grey, o filme mostra que apesar de Gray ter todo o sucesso que alguém pode querer, ainda assim, lhe faltava a mãe, mesmo falecida.

2. A 100 passos de um sonho

Madame Mallory é conhecida por sua habilidade na cozinha. Dona de um restaurante famoso no sul da França, ela se vê ameaçada quando um concorrente indiano abre suas portas do outro lado da rua. Na gerência, uma família que fugiu da violência política de seu país. Eles vivem uma verdadeira guerra até que Madame Mallory conhece melhor o filho de seu adversário. Admirada pelo talento culinário do garoto, ela começa a ensiná-lo sobre a gastronomia francesa, sem que ele abandone a tradição indiana.

3. A Busca

Theo Gadelha sempre colocou sua carreira à frente de tudo na vida, mas aprende o valor da família quando seu filho Pedro desaparece. A viagem pelo Brasil adentro vira um caminho de autoconhecimento, um percurso para transformações e descobertas.

4. A Cabana

Um homem vive atormentado após perder a sua filha mais nova, cujo corpo nunca foi encontrado, mas sinais de que ela teria sido violentada e assassinada são encontrados em uma cabana nas montanhas. Anos depois da tragédia, ele recebe um chamado misterioso para retornar a esse local, onde ele vai receber uma lição de vida.

5. A Luz entre oceanos


Tom e Isabel são casados e vivem isolados em um farol. Quando eles encontram uma bebê recém-nascida em um barco, Isabel, que passou por dois abortos, vê na criança sua chance de ser mãe. Mas a tranquilidade do casal é abalada quando eles conhecem uma mulher que perdeu a filha no oceano.

6. A Máscara em que você vive


The Mask You Live In (A Máscara em que Você Vive) é um dos melhores documentários disponíveis no Netflix atualmente. Trata de um dos temas mais tabus que existe na sociedade, que é a construção cultural sobre o que é ser homem.

7. Avatar

No exuberante mundo alienígena de Pandora vivem os Na’vi, seres que parecem ser primitivos, mas são altamente evoluídos. Como o ambiente do planeta é tóxico, foram criados os avatares, corpos biológicos controlados pela mente humana que se movimentam livremente em Pandora. Jake Sully, um ex-fuzileiro naval paralítico, volta a andar através de um avatar e se apaixona por uma Na’vi. Esta paixão leva Jake a lutar pela sobrevivência de Pandora.

8. A Vida em Si


Will e Abby se apaixonam na universidade, casam e se preparam para a vinda de seu primeiro filho. À medida que sua história se desenrola em Nova York, o destino os liga a pessoas a quilômetros dali, em Sevilha, na Espanha.

9. Bebês de Outubro


Uma bela e ingênua estudante de faculdade sai em uma viagem com seus estranhos amigos para descobrir sua verdadeira identidade depois de descobrir que sua vida inteira é uma mentira..

10. Beleza Oculta


Howard entra em depressão após uma tragédia pessoal e passa a escrever cartas para a Morte, o Tempo e o Amor, algo que preocupa seus amigos. Mas o que parece impossível, se torna realidade quando essas três partes do universo decidem responder. Morte, Tempo e Amor vão tentar ensinar o valor da vida para Howard.

11. O Castelo de Vidro


Uma historia baseada em fatos reais, rica, emocionante, estrelado por Brie Larson e Woody Harrelson, retratando todos os padrões sistêmicos de uma família. As lealdades cegas, as inversões de ordem, as exclusões, os segredos e, por último a cura que se dá no momento em que somos capazes de olhar para nossos pais, independentemente do que tenha acontecido, com gratidão e reconhecimento. A cura se dá quando reconheço que, “sim, eu sou igual a você.”

12. Duas Vidas

A vida de Russ Duritz vira de cabeça para baixo quando estranhamente conhece Rusty, ele mesmo aos oito anos de idade. O menino Rusty é doce, mas um pouco atrapalhado, sendo vítima constante de valentões na escola. Já o adulto Russ se tornou um consultor de imagem muito bem-sucedido e, ao se rever como criança, encara as lembranças de um passado que lutou tanto para esquecer.

13. Festa no céu

Em San Angel, no México, viviam Manolo, Maria e Joaquim, amigos desde a infância. Mesmo que suas vidas tenham tomado rumos diferentes – Maria foi para Europa, Joaquim ingressou na vida militar e Manolo se dedicou para ser toureiro – algo continuou igual: os dois ainda são apaixonados por Maria. Dividido entre cumprir as expectativas de sua família e seguir seu coração, Manolo viaja em mundos fantásticos e enfrenta seus maiores medos.

 

14. Lion: Uma Jornada Para Casa


Aos cinco anos de idade, o indiano Saroo se perdeu do irmão numa estação de trem de Calcutá e enfrentou grandes desafios para sobreviver sozinho, até ser adotado por uma família australiana. Incapaz de superar o que aconteceu, aos 25 anos ele decide buscar uma forma de reencontrar sua família biológica.

15. Moana – Um mar de aventuras

Uma jovem decide velejar através do Oceano Pacífico, com a ajuda de um semi-deus, em uma viagem que pode mudar a vida de todos.

16. O mínimo para viver


Uma jovem está lidando com um problema que afeta muitos outros no mundo: a anorexia. Sem perspectivas de se livrar da doença e ter uma vida feliz e saudável, a moça passa os dias sem esperança. Porém, quando ela encontra um médico não convencional que a desafia a enfrentar sua condição e abraçar a vida, tudo pode mudar.

17. O som do coração


Evan, um músico talentoso, foge do orfanato e vai a Nova York em busca de seus pais. Em sua procura, ele encontra Wizard, um sem-teto que vive em um teatro abandonado. Depois de descobrir seu talento, Wizard dá ao garoto o nome de August Rush e traça um plano para lucrar às custas dele. Evan não tem a menor ideia que seus pais, Lyla e Louis, também estão procurando por ele.

18. O sacrifício do cervo sagrado

Steven é um cirurgião casado e pai de dois filhos que leva uma vida relativamente tranquila até encontrar Martin, um garoto de 16 anos a quem resolve cuidar. Quando Martin entra em sua família, o mundo de Steven se torna caótico.

19. O vazio de Domingo


Mais de trinta anos depois de abandonar sua família, Anabel (Susi Sánchez) recebe uma visita inerperada de sua filha Chiara (Bárbara Lennie). Ela cede a seu desejo de passar dez dias em uma vila remota entre a Espanha e a França.

20. Palmeiras na Neve


Depois de encontrar pistas em uma antiga carta, uma jovem viaja até a fazenda da família para desvendar alguns segredos do passado.

 

21. Sete minutos depois da meia-noite

O garoto Conor tem muitos problemas na vida. Seu pai é ausente, a mãe sofre um um câncer em fase terminal, a avó é uma megera, e ele é maltratado na escola pelos colegas. No entanto, todas as noites Conor tem o mesmo sonho, com uma gigantesca árvore que decide contar histórias para ele, em troca de escutar as histórias do garoto. Embora as conversas com a árvore tenham consequências negativas na vida real, elas ajudam Conor a escapar das dificuldades por meio do mundo da fantasia.

22. Tempestade de Areia


Quando um patriarca beduíno fica noivo de uma segunda mulher, a primeira esposa fica irritada. Layla, sua filha, tem uma outra visão de seu futuro.

23. Um Homem de Sorte

Em meio a uma batalha em plena Guerra do Iraque, o fuzileiro Logan Thibault encontra no chão a foto de uma mulher desconhecida. Ele a guarda e passa a cuidá-la como se fosse um talismã, prometendo que, caso sobreviva à guerra, irá encontrá-la. Meses depois, ele retorna aos Estados Unidos e passa a pesquisar onde ela poderia morar a partir de pistas dadas pela própria foto. Ele a encontra em um canil, onde trabalha juntamente com a avó e vive com o filho pequeno. Logan passa a também trabalhar no canil, sem revelar o verdadeiro motivo pelo qual chegou até ele.

24. Viva! A vida é uma festa


Miguel é um menino de 12 anos que deseja ser um músico famoso, mas precisa lidar com sua família que desaprova seu sonho. Determinado a virar o jogo, ele acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos.

Se você gostou das dicas, compartilhe. E se você assistiu a outros filmes que trazem o olhar sistêmico e que não estão na lista, escreva nos comentários! 😉

Siga o Universo Transpessoal nas redes redes sociais.

INSIGHTS DO UNIVERSO

RECEBA GRATUITAMENTE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Sandrine Swarowsky
Sandrine Swarowsky

Desde que fui morar na Grécia em 2008, uma série de mestres e sincronicidades me despertaram para a dimensão espiritual. Isso me levou a uma crise vocacional e a partir disto a buscas que me levaram a um encontro extraordinário: o encontro comigo mesma, uma semente que venho cultivando e que vem crescendo e que, como toda grande colheita, é para ser compartilhada! Saiba mais em Autora.