Loading...
Core EnergeticsPsicologiaPsicologia Transpessoal

Core Energetics

Desenvolvida pelo médico psiquiatra grego John Pierrakos, a Energética da Essência ou Core Energetics afirma que em essência, somos todos amorosos, verdadeiros, criativos e espontâneos (a expressão do divino em nós). Porém, a partir das vivências dolorosas ao longo da vida, criamos duas camadas: a Máscara e o Eu Inferior, que obstruem e bloqueiam nossa conexão com o que somos em Essência.

O Eu Inferior é o mundo oculto e reprimido do Ego, um mecanismo de sobrevivência composto de emoções e expressões que procuram nos defender de qualquer ameaça; similar ao que Freud denominou de “Id” e Jung de “Sombra”. Geralmente, quando expressamos nosso Eu inferior somos repreendidos e por isso aprendemos a reprimi-lo, o que provoca congelamentos e bloqueios em nosso corpo e a repercussão a nível somático é imediata. O Eu Inferior pode também estar relacionado à repressão das nossas qualidades, pois quando negamos nossa fealdade também negamos nossa beleza.

Já a Máscara se forma a partir da necessidade de ser aceito pelo outro, maquiando o Eu Inferior e obstruindo a expressão de sua Essência.

Freud descortinou o inconsciente pessoal, Jung o inconsciente coletivo e Reich demonstrou que o corpo é o inconsciente visível. A partir destas abordagens, John Pierrakos desenvolve uma forma de trabalhar nossos bloqueios e defesas para chegarmos à Essência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *